AMPA e Inpa promovem Educação Ambiental na SNCT Ribeirinha

Equipes do Projeto Mamíferos Aquáticos da Amazônia e LMA, do Inpa, promoveram atividades de popularização da ciência e oficinas de capacitação profissional em comunidades no interior do Amazonas

Texto e foto: Fernanda Farias – Ascom Ampa

Pela primeira vez a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), evento de Divulgação Científica, leva atividades formativas e informativas para as comunidades ribeirinhas do Amazonas. Foram realizadas atividades lúdicas para os jovens e atividades formativas que gerem renda para os adultos.

As atividades tiveram início no dia 22 de outubro (terça-feira) e encerraram hoje, (25), nas comunidades do baixo Rio Negro: comunidade do Baixote, Pagodão e São Sebastião.

O evento foi organizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA/MCTIC), em parceria com a ONG Ipê – Instituto de Pesquisas Ecológicas e apoio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).

A SNCT Ribeirinha contou com a participação das equipes do Projeto Mamíferos Aquáticos da Amazônia e do Laboratório de Mamíferos Aquáticos do Inpa na realização de atividades lúdicas para crianças e jovens conhecerem o Projeto, aprenderem mais sobre as espécies endêmicas da região e a conservação dos ecossistemas. O Projeto é patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

Foram apresentados alguns resultados obtidos por meio do Projeto Mamíferos Aquáticos da Amazônia. Foram atividades expositivas e distribuição de material didático, como cartilhas educativas e folhetos informativos, além de exibir o documentário falando sobre todas as ações de conservação que o Projeto promove na Amazônia.

O Grupo de Pesquisa em Abelhas, também do Inpa, participou das atividades ensinando os presentes a identificar as espécies e explicando a importância delas para o equilíbrio dos ecossistemas. As abelhas são fundamentais para a polinização de espécies de plantas alimentares.

A pesquisadora do Ipê, que atua no Projeto Monitoramento Participativo da Biodiversidade em Unidades de Conservação (UC) na Amazônia, Virgínia Bernardes, comenta sobre a importância de levar para as comunidades os resultados da pesquisa. “É de extrema importância essa integração com as comunidades que vivem dentro de UC, porque dessa forma conseguimos unir o conhecimento científico com o conhecimento tradicional”.

Na vertente de capacitação, o Laboratório de Celulose e Papel do Inpa participou com uma oficina de confecção de papel artesanal. “A comunidade pode identificar quais os resíduos que eles podem usar para fazer esses papeis e também objetos de decoração”, explicou a pesquisadora do Inpa, Marcela Amazonas.

Outra atividade impactante para a comunidade foi a oficina de boas práticas com plantas alimentícias não convencionais (PANCs) do Laboratório de Nutrição do Inpa.

Segundo um dos coordenadores do evento, Marcel Leão, técnico do Inpa, as atividades tiveram o intuito de popularizar a ciência e ao mesmo tempo capacitar os participantes visando a melhoria da renda na comunidade. “Queremos também que os comunitários tenham mais qualidade de vida”, comenta.

Para a moradora da comunidade São Sebastião, Francimar Vieira dos Santos, essas atividades deveriam acontecer com mais frequência. “Gostei muito de conhecer sobre as plantas que podemos comer com vários pratos que já conhecemos, queria aprender mais”, comentou.

SNCT

Outubro é o Mês Nacional da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Com atividades coordenadas pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Comunicações, a celebração tem o objetivo de mobilizar a população, em especial os jovens, para atividades científico-tecnológicas.