Projeto Mamíferos Aquáticos da Amazônia capacita líderes comunitários sobre capturas acidentais de peixe-boi

“Apenas este ano já recebemos 10 filhotes de peixe-boi, e a maioria foi encontrado em malhadeira, então percebemos que é de extrema importância levar informações aos líderes comunitários, ao que diz respeito à liberação imediata desses filhotes emalhados, para repassarem aos pescadores e toda comunidade”, explica o diretor da Ampa e gestor do Projeto, Ricardo Romero no XXII Encontro de Lideranças promovido pela FAS

Por Fernanda Farias – Ascom Ampa

Foto: Louise  Lauschner – Ascom Ampa

Manaus – Com intuito de instruir líderes comunitários que participaram do XXII Encontro de Lideranças, promovido pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS), a equipe do Projeto Mamíferos aquáticos da Amazônia, patrocinado pela Petrobras, e executado pela a Associação Amigos do Peixe-boi (Ampa), apresentou o material da Campanha “Como liberar filhotes de peixes-bois capturados acidentalmente” nesta terça-feira (28).

O diretor executivo da Ampa, o biólogo Ricardo Romero, apresentou aos líderes de várias comunidades do Estado do Amazonas orientações e informações sobre a problemática da captura acidental de filhotes de peixes-bois nas redes de pesca que acabam retirando da natureza animais saudáveis para o centro de reabilitação no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC), um doa principais parceiros do Projeto.

“Apenas este ano já recebemos 10 filhotes de peixe-boi, e a maioria foi encontrado em malhadeira, então percebemos que é de extrema importância levar informações aos líderes comunitários, ao que diz respeito à liberação imediata desses filhotes emalhados, para repassarem aos pescadores e toda comunidade”, explica.

Romero comenta sobre a oportunidade de conseguir repassar informações valiosas para comunidades distantes da capital. “Este espaço cedido pela FAS é muito importante pois permite o acesso às lideranças comunitárias de diversas Unidades de Conservação espalhadas pelo Amazonas, lugares distantes de Manaus que não teríamos como chegar”, diz.

Na oportunidade foi distribuído material da Campanha, como panfletos e cartazes informativos que ajudam o pescador identificar quando o filhote de peixe-boi precisa ser resgatado, e cartilhas que contém também informações sobre a biologia do animal. O material da Campanha “Como liberar filhotes de peixes-bois capturados acidentalmente” está disponível online no site da Ampa.

Projeto Mamíferos Aquáticos da Amazônia

O Projeto Mamíferos Aquáticos da Amazônia, patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental e executado pela Ampa, tem como um dos principais objetivos, resgatar animais em risco, reabilitar e reintroduzir peixes-bois (Trichechus inunguis) aos rios da Amazônia, além de realizar pesquisas para conservação da espécie que está na lista vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN), na classificação “vulnerável à extinção”.