Quinto “Peixe-boi a Bordo” é realizado em escola Municipal de Manaus

Durante a atividade, que teve o acompanhamento do Grupo ‘Ecoamigos do Peixe-boi’, houve a distribuição de cartilhas e cadernos do Projeto para os alunos da escola

Ascom Ampa

A equipe do Projeto Mamíferos Aquáticos da Amazônia, patrocinado pela Petrobras e executado pela Associação Amigos do Peixe-boi (Ampa) realizou ações de Educação Ambiental na Escola Municipal Tereza Rosa, no dia 11 de setembro e hoje (11), em Manaus.

A atividade “Peixe-boi a Bordo” faz parte do Programa de Educação Ambiental, que consiste em circuito de visitação para o aprendizado sobre os mamíferos aquáticos da Amazônia, com ênfase na espécie peixe-boi da Amazônia (Trichechus inunguis), explica a educadora ambiental Jamylle de Souza.

Durante a atividade, que teve o acompanhamento do Grupo ‘Ecoamigos do Peixe-boi’, houve a distribuição de cartilhas e cadernos do Projeto para os alunos da escola

Durante a atividade, no Inpa, estudantes da Escola Municipal Tereza Rosa orientados pelo Prof. Vivaldo Serafim, coletaram informações para o seu projeto de robótica com motion que tinha como temática “O peixe-boi da Amazônia”. Todos os participantes e o professor receberam cartilhas didáticas do projeto.

Hoje (11) a atividade teve continuidade com a visita da Equipe de educação ambiental e o Grupo de voluntários  Ecoamigos do peixe-boi (GEP) na Escola para acompanhar o Projeto de robótica e conhecer um pouco dos resultados das vivências no “Circuito Peixe-boi à bordo” através da telinha do computador.. “As crianças puderam  mostrar um pouco do que aprenderam com uma animação que elas mesmas fizeram no computador.. Enquanto explicavam sobre como utilizavam os códigos para movimentar o peixe-boi gráfico, apareciam na tela textos de sensibilização e com temáticas abordadas na visita, além do roteiro e dos personagens que também foram criados pelo Clube de Robótica. Foi incrível.”, comenta a educadora.

O Programa de Educação Ambiental

O Programa de Educação Ambiental da Ampa tem como principal objetivo promover ações para o envolvimento e formação dos mais diferentes atores sociais no cuidado e proteção dos mamíferos aquáticos da Amazônia e ecossistemas associados. 

Atualmente, a AMPA desenvolve atividades de educação ambiental e o Circuito Peixe-boi a bordo é uma das estratégias de Educação ambiental e que está em sua 5ª edição atuando no Pq. Aquático Robin Best no Inpa, e em escolas de Manaus.

PROJETO MAMÍFEROS AQUÁTICOS DA AMAZÔNIA

O Projeto Mamíferos Aquáticos da Amazônia, patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, é executado pela Ampa e tem como seu principal parceiro o Inpa.

O Projeto tem como principal objetivo proteger as espécies de mamíferos aquáticos e os ecossistemas aquáticos da Amazônia por meio de estudos científicos e da integração com as comunidades ribeirinhas, que aprendem a utilizar de forma sustentável os habitats, e dessa forma atuam na conservação destas espécies vulneráveis, presentes na lista vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN).