No dia Mundial dos animais, no Inpa, alunos relatam vontade de seguir profissões ambientais

Em alusão ao Dia Mundial dos Animais e do Dia da Natureza, alunos da Escola Nilo Peçanha (Manaus)realizam atividade com pesquisadores do Projeto Mamíferos Aquáticos da Amazônia, patrocinado pela Petrobras. A ação aconteceu no Inpa e os alunos foram enfáticos “queremos ajudar na conservação do planeta”

Siga @ampa_peixeboi

Texto e foto: Fernanda Farias – Ascom Ampa

Desmatamento, poluição de rios, queimadas e tantos outras ações estão destruindo nosso planeta dia após dia. Na contramão desse pensamento há pessoas engajadas e dispostas a lutar pela conservação do meio ambiente;  em alusão a comemoração do Dia Mundial dos Animais e Dia Mundial da Natureza, o Projeto Mamíferos Aquáticos da Amazônia realizou hoje (4) atividades de Educação Ambiental com os alunos da Escola Estadual Nilo Peçanha, no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCITC), parceiro do Projeto.

Em continuidade a atividade realizada na escola durante a semana de Defesa da Fauna, quando foram escolhidos nomes para quatro  fêmeas de peixe-boi durante a Campanha “Peixe-boi sem nome não tem graça” os alunos ganhadores do concurso realizaram uma exposição dos seus trabalhos para a equipe do Projeto e para coordenadora de patrocínio da Petrobras, Ana Paula Marques.

O Projeto Mamíferos Aquáticos da Amazônia é executado pela Associação Amigos do Peixe-boi (Ampa), tem o apoio e parceira do Inpa, e recebe o patrocínio da Petrobras há 10 anos.

Para a educadora ambiental da Ampa, Jamylle de Souza, além do contato direto com os pesquisadores do Projeto, essa atividade proporcionou maior interesse pelas questões ambientais. “Aqui no Inpa os alunos puderam tirar dúvidas e os professores da escola relataram que quando os alunos participam de atividades que coloquem eles em contato com a pesquisa, o interesse deles aumenta”.

A exemplo disto é a aluna do sexto ano matutino Evelin Cristina Vieira dos Santos, uma das integrantes da equipe que ganhou o primeiro lugar na Campanha. “Esse projeto foi um grande incentivo para mim, porque é o que quero seguir como carreira, quero ser bióloga, por isso estou tão emocionada com a conquista”, diz pedindo para avisar o pesquisador Diogo de Souza. “Diz a ele que seremos colegas de trabalho”, afirma entusiasmada.

Dia Mundial dos Animais e Dia da Natureza

Hoje, 04 de outubro, é comemorado o dia da Natureza e dia Mundial dos Animais, data criada com o intuito de chamar a atenção da sociedade e conscientizar as pessoas sobre a importância de conservar o meio ambiente.

Segundo a coordenadora do Projeto Mamíferos Aquáticos da Amazônia, a pesquisadora do Inpa, Vera da Silva, é necessário essa aproximação para que os alunos consigam conhecer melhor a importância dos ecossistemas aquáticos para a conservação  da Amazônia  e do planeta.

“As escolas acabam tratando de forma muito superficial os assuntos ambientais, e as atividades do Projeto que envolvem escolas são fundamentais para que haja a melhor compreensão dessa dinâmica pelos alunos e também pelos professores. Hoje vimos que os alunos tem muita criatividade,  estão engajados e se sentiram realizados com a atividade”, comenta a pesquisadora.