Filhote de peixe-boi é resgatado com ferimentos de zagaia.

O Projeto Mamíferos Aquáticos da Amazônia, que é patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental recebeu hoje o filhote recém-nascido com ferimentos de zagaia no Inpa, principal parceiro da AMPA, que executa o Projeto.


Texto e foto : Louise Lauschner – Ascom Ampa

Um filhote de peixe-boi macho foi resgatado no dia 11/02 na comunidade da Vila Verde, munícipio de Manacapuru  (98 km da capital), por moradores e levado hoje (12) para o instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC) para ser reabilitado. O animal apresenta machucados pelo corpo e um corte profundo na nadadeira frontal, feito por zagaia.

Ao chegar no Laboratório de Mamíferos Aquáticos da Amazônia,  o filhote recebeu tratamento direcionado que inclui medicações, mamadeiras de leite específico, pesagem e medição. De acordo com a coordenadora do Projeto Mamíferos Aquáticos da Amazônia, a pesquisadora do Inpa Vera da Silva, o resgate é uma etapa muito importante para o Programa de Reintrodução de peixes-bois da Amazônia.

“Dentro do nosso projeto temos três etapas principais, o resgate; a reabilitação, que é o cuidado até o filhote ter idade para se alimentar sozinho; e a última etapa que é a reintrodução dos peixes-bois adultos nos rios”, explica a pesquisadora responsável pelo Laboratório de Mamíferos Aquáticos do Inpa.

O Laboratório de Mamíferos Aquáticos é o principal parceiro do Projeto Mamíferos Aquáticos da Amazônia, que é executado pela Associação Amigos do Peixe-boi (Ampa) e tem o apoio financeiro da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

Resgate

O filhote de peixe-boi foi resgatado no dia 11 de fevereiro por comunitários, preocupados com a saúde do animal, acionaram o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas – Ipaam e levado pela equipe até o Inpa.

“Os comunitários entraram em contato conosco preocupados com o animal, ele não estava aceitando leite, estava sangrando, priorizamos o resgate desse peixe-boi devido ao estado em que ele se encontrava”, informa Sandra Denize, funcionária do Ipaam.

Enquanto o animal era pesado e medido, o veterinário do Inpa Anselmo D´Affonseca, já medicava os ferimentos do pequeno filhote de peixe-boi. Além do machucado profundo na nadadeira frontal, pequenos ferimentos na barriga e na cauda do filhote também foram avaliados. Pesando 10,4 kg, d´Affonseca não tem dúvida de que é um recém-nascido.

  

“Este peixe-boi não tem mais do que 5 dias, provavelmente alguém viu o filhote boiando e zagaiou o animal, para retirar o instrumento, fincou a faca na pele de maneira profunda. Ele vai precisar ser medicado e tomar antibiótico, por sorte o peixe-boi tem uma cicatrização rápida e, sendo tratado, esse ferimento não prejudicará o crescimento do filhote. A preocupação maior é que ele está muito estressado, sentindo muita dor e não aceita a mamadeira”, explica D’Affonseca.

 

 Projeto Mamíferos Aquáticos da Amazônia

A Ampa é responsável por executar o Projeto Mamíferos Aquáticos da Amazônia, cujo principais objetivos são resgatar, reabilitar e reintroduzir peixes-bois (Trichechus inunguis) aos rios da Amazônia, além de auxiliar o projeto Boto do Inpa, que pesquisa a bioecologia do boto-vermelho e do tucuxi para a conservação das espécies.

As pesquisas realizadas em parceria com o Laboratório de Mamíferos Aquáticos geram informações que alertam as autoridades e comunidade internacional sobre a e caça ilegal do peixe-boi para comercialização da carne e a matança do boto-vermelho.