Filhote de peixe-boi, de aproximadamente 3 dias, é resgatado após ser encontrado em malhadeira

Em média, o Projeto Mamíferos Aquáticos da Amazônia em parceria com o Inpa recebe 10 filhotes de peixes-bois órfãos por ano, até este mês de abril o Instituto já recebeu sete animais para reabilitar

Texto e foto: Fernanda Farias/Ascom Ampa

Siga @ampa_peixeboi

Manaus – No fim de semana de páscoa o Projeto Mamífero Aquático da Amazônia, em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC), recebeu mais um filhote de peixe-boi que foi resgatado pela equipe do corpo de Bombeiros do município de Itacoatiara e transportado para a capital pelo Batalhão Ambiental do Amazonas. O filhote de aproximadamente três dias será reabilitado pela equipe do Instituto e do Projeto, que recebe o patrocínio da Petrobras.

Segundo o sargento do Batalhão Ambiental Rozinaldo Coelho, o filhote de peixe-boi foi encontrado na malhadeira por pescadores da comunidade São Sebastião do Forte e levado até o lago Canaçari, local que aconteceu o primeiro resgate pelo corpo de Bombeiros do município de Itacoatiara.

Os filhotes resgatados são levados ao Inpa para serem reabilitados e posteriormente, após readaptação à natureza em lago semiaberto, serem reintroduzidos aos rios da Amazônia. A reabilitação é uma das etapas cruciais do Projeto Mamíferos Aquáticos da Amazônia, que é executado pela Associação Amigos do Peixe-boi (Ampa).

A etapa de reabilitação é a fase de recuperação dos filhotes resgatados. Nesta fase os biólogos, veterinários e tratadores monitoram a saúde dos animais diariamente por meio de biometria, que consiste na pesagem e medição de cada peixe-boi, além disto, os filhotes são amamentados a cada 3 horas com uma fórmula láctea especial, desenvolvida após pesquisa em laboratório do Inpa.

Espécie ameaçada de extinção

Espécie endêmica da região amazônica, o peixe-boi (Trichechus inunguis) está na lista da União Internacional para Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN) na classificação de “Vulnerável”, três classificações antes da extinção.

Historicamente, o peixe-boi é uma espécie caçada para consumo da carne na região amazônica, mas hoje a caça é considerada ilegal pela lei de proteção à fauna (Lei n° 5.197/67), conforme explica o veterinário do Inpa, Anselmo d´Affonseca. “Infelizmente, sempre ouvimos relatos de matança de peixes-bois, principalmente no interior do Estado do Amazonas onde o consumo dessa carne é mais frequente”, disse.

Patrocínio Petrobras

A parceria da Ampa com a Petrobras teve início com a campanha nacional para dar nomes aos filhotes de peixe-bois nascidos em cativeiro, no Parque Aquático Robin Best do Inpa. Desde o nascimento do primeiro peixe-boi da Amazônia nascido em cativeiro, que a Petrobras tem sido uma das principais patrocinadoras da campanha.

A Petrobras contribui de várias maneiras para que o Projeto Mamíferos Aquáticos prossiga em todas as ações em prol dos mamíferos aquáticos da Amazônia. Com o patrocínio, a Ampa realiza a manutenção e a reabilitação dos peixes-bois em cativeiro, apoia as pesquisas para aprofundar conhecimentos sobre os mamíferos aquáticos da Amazônia, que são realizadas pelo Laboratório de Mamíferos Aquáticos da Amazônia do Inpa.

Além disto, o apoio da Petrobras nessas atividades tem sido fundamental para que o Programa de Educação Ambiental seja desenvolvido, não apenas com estudantes das escolas, e comunidades ribeirinhas, mas com toda a sociedade.