Em comemoração ao “Dia dos Amigos do Peixe-boi”, Aquário de São Paulo reverte bilheteria para Ampa

Toda a renda arrecadada da bilheteria no dia dos Amigos do Peixe-boi, 7 de dezembro, será repassada para o Programa de Reintrodução de Peixes-bois da Amazônia que a Ampa executa

 Por Fernanda Farias – Ascom Ampa

O Aquário de São Paulo comemora neste sábado, 7 de dezembro, o “Dia dos Amigos do Peixe-boi”, com atividades de educação ambiental sobre os peixes-bois da Amazônia. Toda a renda arrecadada da bilheteria neste dia será repassada para contribuir com as ações de conservação da Associação Amigos do Peixe-boi (Ampa).

Parceiro da Ampa há 10 anos, a iniciativa da data comemorativa é do Aquário de São Paulo que propõe fortalecer as ações da organização, segundo o diretor da Ampa, Ricardo Romero. “Este recurso apoiará parte das ações de pesquisa junto a estes animais, por meio do Programa de Reintrodução de Peixes-bois da Amazônia, no âmbito do Projeto Mamíferos Aquáticos da Amazônia”.

No “Dia dos Amigos do Peixe-boi” o público que visitar o Aquário terá a oportunidade de aprender mais sobre a espécie amazônica, incluindo modo de vida, hábitos alimentares e locais que habitam.

O Peixe-boi da Amazônia, como curiosidade, é a menor espécie de peixe-boi chegando a cerca de 2,8m e 450kg, quando adulto, além de ser a única que vive exclusivamente em ambientes de água doce.

Programa de Reintrodução da Amazônia

O Programa de Reintrodução de Peixes-bois da Amazônia recebe o apoio do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC), principal parceiro da Associação, e já reintroduziu 31 Peixes-bois na natureza desde 2016. A última reintrodução, em março de 2019, foi a maior soltura já realizada, contando com 12 indivíduos com idades entre 6 e 16 anos.

Hoje, dos 31 peixes-bois reintroduzidos, 18 deles receberam cintos transmissores acoplados nas nadadeiras caudais e atualmente sete são diariamente monitorados pelos assistentes de campo, que são ex-caçadores de peixes-bois.

“Isso possibilita coleta de dados ecológicos sobre a espécie. É possível saber os movimentos diários dos animais que receberam os cintos, assim como os movimentos sazonais e também o tipo de habitat que eles utilizam nas estações de enchente ou vazante. Esse e outros dados são fundamentais para gerar políticas públicas para a conservação do peixe-boi da Amazônia, comenta o responsável pelo Programa, o biólogo, Diogo de Souza.

Peixe-boi da Amazônia

O Peixe-boi da Amazônia é a menor espécie de peixe-boi chegando a cerca de 2,8m e 450kg, quando adulto, além de ser a única que vive exclusivamente em ambientes de água doce.

Diferentemente das outras espécies de peixes-bois, não apresenta unhas nas nadadeiras peitorais. A nadadeira caudal é grande, arredondada e achatada dorso-ventralmente, ligada ao corpo por um pedúnculo caudal grosso e possante.

Atualmente, o Peixe-boi da Amazônia está na lista de animais ameaçados, na categoria ‘vulnerável’ pela União Internacional para Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN).