AMPA é uma das instituições brasileiras a participar da maior Conferência Mundial de Mamíferos Aquáticos, na Europa

A AMPA, por meio do Projeto Mamíferos Aquáticos da Amazônia, marcou presença no evento que levou cerca de 2 600 pesquisadores do mundo inteiro para falar sobre ações de conservação e resultados de pesquisas com mamíferos aquáticos de todo o mundo.

Por Aline Cardoso – Ascom Ampa

Dos dias 9 a 12 de dezembro de 2019 foi realizada, em Barcelona, a Conferência Mundial de Mamíferos Aquáticos – World Marine Mammal Conference, que reuniu grandes nomes da pesquisa com mamíferos aquáticos no mundo. A Associação Amigos do Peixe-boi – AMPA, por meio do Projeto, que recebe o patrocínio da Petrobras, participou do evento em Barcelona, Espanha.

Foram três trabalhos apresentados por pesquisadores do INPA/AMPA: “Agressão de filhotes e possível infanticídio em boto (Inia geoffrensis)”, autoria de Dra. Vera da Silva e colaboradores; “Abundância de boto-vermelho em uma área de grande interesse turístico e implicações para seu manejo”, por Sannie Brum et al; e “Evidências de Sucesso do Programa de Reintrodução de Peixes-bois-da-Amazônia” apresentado por Diogo de Souza, todos com o intuito de divulgar amplamente para a comunidade internacional os resultados obtidos durante os estudos realizados e também a situação atual das espécies e fatores que põem em risco esses animais.

A pesquisa com peixe-boi integrou o Workshop de Sirenia (ordem dos mamíferos aquáticos herbívoros), sendo a única apresentação de peixes-bois-da-Amazônia no evento, que contou com a participação de especialistas de peixes-bois e de dugongos de vários países.

Diogo de Souza, um dos autores da pesquisa com peixes-bois, apresentou os resultados acerca do tema. “Tivemos um ótimo feedback. Recebemos vários questionamentos e elogios. Pudemos falar sobre as perspectivas de trabalhos futuros no Projeto e também sobre os resultados obtidos e a dedicação da equipe durante todos esses anos”, afirma Souza.

Mais de 2 mil pessoas de diferentes países passaram pelo estande do Projeto. Uma estrutura montada para que os participantes do evento pudessem conhecer de perto as atividades de conservação realizadas pela AMPA no âmbito do Projeto Mamíferos Aquáticos da Amazônia e entenderem melhor as problemáticas da região Amazônica.

“Foi muito  interessante ter a oportunidade de trocar experiências e informações sobre o nosso Projeto com pesquisadores de outras partes do mundo envolvidos com a temática dos mamíferos aquáticos. E, também saber como funcionam outros projetos, estreitar laços e criar vínculos com eles”, conclui Souza.

Caso queira saber mais sobre a referida Conferência, acesse o site oficial do evento clicando aqui.

O Projeto Mamíferos Aquáticos da Amazônia

Executado pela AMPA, o Projeto é patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, e tem como principal objetivo proteger as espécies de mamíferos aquáticos e os ecossistemas aquáticos da Amazônia por meio dos estudos de ecologia, história natural e comportamento desses animais, e a integração com as comunidades ribeirinhas e uso sustentável dos recursos naturais (habitats).