AMPA leva oficinas de artesanato ao interior

A Fundação Almerinda Malaquias (FAM), parceira da Ampa, realiza atividades com papel reciclado desde 2005, e hoje, o programa está se desenvolvendo com a integração de produtos finalizados no mercado nacional. Ao longo dos anos a técnica e a arte foram aprimoradas e o número de famílias beneficiadas vem crescendo. Foi este conhecimento que a FAM levou à comunidade São Thomé (baixo rio Negro), neste mês de julho, realizando as oficinas “Confecção de Papel Reciclado e Sabonete Artesanal”.

oficina sabonete

As oficinas fazem parte do projeto “Ecoturismo Amigo do Boto-vermelho”, que busca integrar a conservação da biodiversidade e o ecoturismo, utilizando o boto-vermelho como espécie bandeira. Além disso, o projeto promove o desenvolvimento sustentável e a adoção de boas práticas para a confecção de artesanato tradicional como via de participação comunitária.

Crianças e adultos participaram dos três dias de oficina. As professoras da FAM não só apresentaram novas técnicas de artesanato, como também salientaram a importância dos cuidados com os recursos naturais e a valorização da união comunitária, incentivo este, que deu vida a um novo grupo de artesãs em São Thomé.

O projeto “Ecoturismo Amigo do Boto-vermelho” é patrocinado pela Oi por meio do programa Oi Futuro.