Ampa leva Educação Ambiental para a Feirinha

O Projeto Mamíferos Aquáticos da Amazônia da Associação Amigos do Peixe-boi (Ampa) levará educação ambiental para o público da Feirinha Cultural, que acontece neste domingo (22), às 16h, no Largo de São Sebastião

Siga @ampa_peixeboi

Manaus – Cada vez mais os pesquisadores e educadores ambientais veem a necessidade de ensinar sobre a importância da conservação da natureza por meio da educação ambiental para o público infantil, visto que são estes os futuros propagadores das boas práticas no ambiente em que vivemos.

E para ensinar as crianças e os pais que passarão pela Feirinha Cultural sobre a importância dos animais para o equilíbrio dos ecossistemas, a Associação dos Amigos do Peixe-boi (Ampa), desenvolverá atividades de Educação Ambiental com o público por meio do Projeto Mamíferos Aquáticos da Amazônia na ‘Estação Ambiental’ do evento.

A Feirinha Cultural acontece neste domingo (22), às 16h, no Largo de São Sebastião, no centro histórico de Manaus, e contará com uma vasta programação, com brincadeiras e atividades multiculturais para as crianças, além das estações lúdicas que abordam, não apenas a preservação ambiental, mas também literatura infantil, pintura, costura, dentre outras ‘Estações’ da programação.

De acordo com a coordenadora do Projeto Mamíferos Aquáticos da Amazônia, Vera da Silva, iniciativas como estas são muito importantes para a sociedade entender a importância da conservação dos mamíferos aquáticos para equilíbrio do meio ambiente.

“Essas iniciativas, trabalhando de forma lúdica com as crianças e os pais, despertam a consciência da conservação e a importância da Amazônia e sua biodiversidade, e a Ampa as executa por meio do projeto que é financiado pela Petrobras”, comenta a coordenadora que é pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC).

Patrocínio

O Projeto Mamíferos Aquáticos da Amazônia é patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, que incentiva, propaga e financia projetos que atuam em prol da conservação da natureza integrado à dimensão social.

Sobre a Ampa

A Associação dos Amigos do Peixe-boi (AMPA) foi criada em 2001 com o objetivo de promover a pesquisa e proteção dos mamíferos aquáticos da Amazônia.

O foco da organização é propiciar à sociedade um convívio saudável com a fauna da Bacia Amazônica, para isso, os pesquisadores trabalham com indivíduos e outras instituições, visando assegurar que as espécies animais e suas populações convivam em seu ambiente natural em harmônica relação com as comunidades locais.

Segundo a pesquisadora Vera da Silva, a Ampa vem se consolidando como um dos principais parceiros do Inpa na proteção dos mamíferos aquáticos da Amazônia. “Com essa parceria é possível reabilitar os peixes-bois que são resgatados e reabilitados no Parque Aquático Robin C. Best do Bosque da Ciência, que também funciona como área de visitação para que o público conheça mais sobre a biologia dessa espécie”, comenta.

Texto: Fernanda Farias/Ampa