Educação Ambiental

As ações de Educação Ambiental do Projeto Mamíferos Aquáticos da Amazônia tem como principal objetivo promover atividades de conscientização para a conservação das espécies e ecossistemas associados, no intuito de despertar a curiosidade e receptividade por parte do público.

Atualmente o Projeto atua em comunidades ribeirinhas, escolas públicas e privadas de Manaus e cidades do interior e universidades onde ocorrem ações do Projeto, além da realização de dezenas atividades junto aos visitantes (alunos ou turistas) que visitam o Pq. Aquático Robin Best, Bosque da Ciência/Inpa. Visando a popularização científica, por meio de atividades interativas, o Projeto desenvolve palestras, exposições e dinâmicas, apoiando e promovendo eventos e demais iniciativas  que fomentam a proteção da fauna aquática valorizando os saberes e práticas locais saudáveis construídas nesses ambientes.

As linhas de atuação do Projeto, para a Educação Ambiental, são:

  • Desenvolver nas comunidades atividades de conscientização para a conservação das espécies, no intuito de despertar a curiosidade e receptividade por parte do público-alvo.
  • Desenvolver atividades de Educação e Popularização da ciência em escolas e comunidade das áreas escolhidas para soltura de peixes-bois.
  • Desenvolver atividades de Educação e Popularização da ciência em escolas e comunidade das áreas de conflitos de pesca e pescadores com os outros mamíferos aquáticos fluviais com ênfase nos botos-vermelhos e tucuxis.