Uma tonelada de lixo é retira do rio no Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias

“É preciso que a sociedade entenda a importância de preservar os ambientes naturais, pois, poluir os rios é torná-los impróprios para qualquer tipo de situação, seja para atividades de lazer, para o desenvolvimento do turismo e mais, para a manutenção saudável dos animais que dependem dele”, alerta o diretor da Ampa, Ricardo Romero

Por Fernanda Farias – Ascom Ampa

Manaus – O Projeto Mamíferos Aquáticos da Amazônia (PMAA), patrocinado pela Petrobras, participou da ação de limpeza do entorno da marina do Davi e do igarapé do Gigante do Projeto Remada Ambiental, neste sábado (21), em alusão ao Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, conhecido internacionalmente como World Clean Up Day, evento que ocorre em mais de 150 países.

O PMAA participou da ação socioambiental realizando atividades de educação ambiental com o público presente. Foram abordados turistas e moradores que transitavam pela marina e no flutuante de passageiros e em embarcações turísticas, com os materiais de conscientização produzidos pelo Projeto e aplicação de jogos educativos para interação com as crianças, foram algumas das ações de sensibilização da atividade.

De acordo com Ricardo Romero, diretor da Associação Amigos do Peixe-boi (Ampa), organização que executa o PMAA, é fundamental somar esforços com projetos que atuem com temáticas de preservação do ambiente natural. “Dessa forma conseguimos potencializar ainda mais o alcance das informações sobre o trabalho de pesquisa e conservação que desenvolvemos para a proteção dos mamíferos aquáticos da Amazônia e dos seus habitats”.

Para o idealizador do Projeto Remada Ambiental, Jadson Maciel, o grande diferencial desta edição foi a conexão que aconteceu entre todos os países. “Foram 166 países envolvidos com um grande objetivo de conscientizar a população sobre o lixo e isso foi muito emocionante”.

1 tonelada de lixo

Foram retirados 1 tonelada de resíduos do rio em pouco menos de 3 horas de ação dos voluntários, segundo a coordenadora do Projeto Remada Ambiental, Ana Bitencourt.

“Sabendo que com um mutirão não resolvemos o problema do lixo nos rios, mas mostramos que cada pessoa ou grupo fazendo um pouquinho para contribuir, toda a natureza é positivamente impactada”, comenta a coordenadora.

A atividade envolveu aproximadamente 250 voluntários e parceiros como o PMAA, Laboratório de Mamíferos Aquáticos (LMA) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC), a Secretária Municipal de Meio Ambienta e Sustentabilidade (Semmas), e a empresa Samsung.

Projeto Mamíferos Aquáticos da Amazônia

O Projeto Mamíferos Aquáticos da Amazônia, patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, é executado pela Ampa e tem como seu principal parceiro o LMA do Inpa.

O PMAA tem como principal objetivo proteger as espécies de mamíferos aquáticos e os ecossistemas aquáticos da Amazônia por meio de estudos científicos e da integração com as comunidades ribeirinhas, que aprendem a utilizar de forma sustentável os habitats, e dessa forma atuam na conservação destas espécies vulneráveis, presentes na lista vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN).

Projeto Remada Ambiental

O Projeto Remada Ambiental reúne voluntários, uma vez por mês, para retirar lixo do igarapé do Gigante, localizado no Tarumã e realiza atividades de sensibilização ambiental para chamar a atenção da população sobre os impactos relacionados à poluição, por meio de resíduos sólidos, na área de preservação do Tarumã-Açu.

Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias

O Dia Mundial da Limpeza acontece em 150 países, onde pessoas se reúnem em prol de um grande problema global, o lixo, tornando-se a maior ação cívica de conscientização socioambiental que o mundo já viu.